Nossas Notícias

  Voltar

Cursos de Cooperativismo promovido pelo Sescoop/DF capacitou 574 pessoas neste ano - 2017-12-20 11:25:56.0

Última turma do Curso Básico de Cooperativismo de 2017

Ao longo deste ano de 2017, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal promoveu, na sede do Sistema OCDF-Sescoop/DF, em Brasília, 10 turmas do Curso Básico de Cooperativismo.
Além dessas, foram ofertadas 24 turmas, na Fábrica Social, por meio do Programa de Formação Cooperativista (FORMACOOP); uma parceria entre o Sistema OCDF-Sescoop/DF e a Fábrica Social (Centro de Capacitação Profissional do GDF). 

Ao todo 574 pessoas foram capacitadas com o curso Básico de Cooperativismo. Para a Analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Patrícia Barbosa Monteiro, a parceria com a Fábrica Social foi muito importante “eles oferecem diversos cursos à população de baixa renda e em situações de vulnerabilidade. Esta parceria com o Sescoop/DF trouxe mais esta oportunidade, de agregar conhecimento sobre o cooperativismo para essas pessoas; quem sabe eles tomem a iniciativa de constituir uma cooperativa, como alternativa viável de atividade econômica”, projetou.

O curso tem como objetivo principal levar o acesso a informações fundamentais sobre o cooperativismo, preparando os participantes para adesão ou atuação mais eficaz nesse modelo de organização socioeconômico, com informações do Sistema Cooperativista, conforme determinado na legislação brasileira, da Lei 5.764/71. Durante os cursos foram abordados conceitos, princípios e valores, história e a estrutura do cooperativismo, estatuto social, legislação cooperativista, Conselho Administrativo e Fiscal de Cooperativas entre outros assuntos. 

A presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke ressalta a importância de capacitar mais e mais pessoas para conhecer a doutrina cooperativista. “Investir em capacitação cooperativista é uma forma demonstrar o quanto vale a pena se organizar em cooperativa, pois, trata-se de um modelo sócio econômico, fundamentado na união de pessoas em prol de um objetivo comum. O curso contribui para o melhor entendimento dos direitos, deveres e obrigações dos cooperados, é uma oportunidade para mostrar os valores e princípios do cooperativismo, fundamentos, normas e legislações”, defendeu.




 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121