Nossas Notícias

  Voltar

Integração e muita animação marcam a 17ª edição do Cooperjogos - 2017-08-01 16:51:54.0

Aproximadamente 500 atletas participaram no último sábado (29/07) do 17° Jogos de Integração Cooperativista – Cooperjogos, realizado no Sesi de Taguatinga Norte. 

Promovido pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF o evento esportivo faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, e tem como objetivo incentivar a prática esportiva, bem estar e a integração cooperativista. 

Os atletas foram divididos em seis equipes de acordo com o ramo do cooperativismo ao qual pertencem para disputar dezoito modalidades esportivas entre elas: natação, atletismo, futsal feminino e masculino, voleibol, dominó, sinuca, cabo de guerra, entre outros. 

A presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke, ressalta a importância do evento para os cooperativistas do DF. “O Cooperjogos é um evento que integra as pessoas num ambiente agradável, de valorização da qualidade de vida por meio da prática esportiva, além disso, é uma oportunidade para promover a intercooperação entre os ramos do cooperativismo”, declarou.

O cooperado Walisson da Silva Soares, atleta do ramo crédito fez uma avaliação positiva do evento “o Cooperjogos é um evento importante para promover a integração dos cooperados, além disso, incentiva a pratica esportiva e proporciona  um dia de interatividade”, afirmou.

Ao final do evento os vencedores das provas receberam medalhas de acordo com a classificação em primeiro, segundo e terceiro lugar de acordo com as modalidades que participaram, além disso, foram sorteadas 10 bicicletas.   

A solenidade de encerramento ocorrerá no dia 26 de agosto, com uma festa de confraternização, na Unique Palace, a partir das 20h30. Neste dia, haverá a premiação das equipes campeãs e o tradicional concurso de Miss e Mister Cooperativismo do DF.

Veja as fotos do evento acesse 
Fan page 
Flickr 

Cerimônia 
A cerimônia de abertura teve início com o tradicional desfile dos atletas representando os seis ramos do cooperativismo que participaram do 17º Cooperjogos são eles: Agropecuário, Crédito, Educação, Produção, Trabalho e Representação.

Abertura 
A abertura do evento foi realizada no Ginásio de Taguatinga Norte, às 9h. Entre os presentes que prestigiaram a abertura do evento a presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke, o superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga Neto, os Conselheiros da OCDF e do Sescoop/DF, Leopoldo Rodigues, Derci Cenci, Shirley Rodrigues de Almeida e Marcos Carlos. 

Símbolo dos Jogos
O destaque desta edição foi para o atleta olímpico, Leonardo Bruno Coelho que em 2017 foi que recebeu Campeão brasileiro dos 200m rasos no Meeting Brasileiro de Atletismo da ABDEM - Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais. Em 2016, Leonardo foi Vice Campeão brasileiro dos 100m rasos no Campeonato Brasileiro de Atletismo da ABDEM - Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais, e é Recordista dos 100m rasos do Centro Oeste na categoria T20 - Deficiente Intelectual. Leonardo desfilou com a tocha e acendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura. 

Cantinho da Criança
A criançada também se divertiu muito durante todo o evento. A organização preparou uma atração especial com escorregar inflável, piscina de bolinha e muita pipoca.

Arrecadação
Integrado as ações do Dia de Cooperar, o Cooperjogos realiza a campanha de arrecadação de alimentos doados pelos atletas inscritos nos jogos. Com a iniciativa foi possível arrecadar 8 kg de arroz; 2 kg de açúcar; 100 kg de farinha de trigo; 35 kg de feijão; 60 litros de óleo; 13 pct.de macarrão; 6 pct.de macarrão instantâneo; 267 latas de leite em pó; 2 litros de leite; 4 pacotes de bolo; 350 unidades de sabão em pedra; 40kg de sabão em pó; 350 unidades de escova de dente; 48 detergentes líquidos que serão doados para a Creche Renascer, localizada na Cidade Estrutural. 

Gincana Solidária - dentre as atividades da gincana estavam corrida de dupla com o balão, assoprar o algodão com canudinho, entre outras brincadeiras realizadas com o objetivo de promover a integração entre os atletas no clima de competitividade saudável, além de mobilizá-los numa grande corrente do bem mostrando a constante capacidade de responsabilidade social do segmento cooperativista com a integração das ações do Dia C.

Mídia 
A 17ª edição do Cooperjogos contou com a cobertura do Canal Cooperativo, Revista Gestão e o DF Cooperativo na TV, do Programa O Campo em Destaque, também marcaram presença no evento para dar apoio na divulgação dos jogos e do movimento cooperativista no DF.

Origem
O Cooperjogos nasceu há 17 anos e é realizado com objetivo de integrar as cooperativas do Distrito Federal. O evento é voltado para cooperados, funcionários de cooperativas, familiares e dirigentes de cooperativas atuantes nos mais diversos ramos. Para realização dessas atividades, o Sistema Cooperativista do DF conta com o apoio do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), além de cooperativas parceiras.
Promovido pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF, o evento é realizado anualmente e faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, que é comemorado mundialmente no 1° sábado do mês de julho.
O Cooperjogos simboliza, na prática, a união dos cooperativistas do Distrito Federal além de promover a cultura do cooperativismo busca fomentar o esporte, a cultura, lazer e saúde. 



 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121