Nossas Notícias

  Voltar

Dia C é celebrado com muita alegria em Sobradinho - 2017-07-03 17:37:48.0


Sábado (01/07) o Sistema OCDF-Sescoop/DF com o apoio de cooperativadas do DF e alguns parceiros se uniram no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho, para comemorar as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pelas cooperativas em prol da comunidade. Cooperativistas de Norte a Sul do país celebraram simultaneamente o Dia C, no DF mais de 150 voluntários celebraram o Dia C 2017 com serviços de educação, saúde, beleza, cidadania, cultura e lazer de forma gratuita; além de atrações para as crianças como: apresentações musicais, pintura de rosto, pua-pula, distribuição de algodão doce, pipoca, balão e materiais institucionais.


Milhares de pessoas que passaram pelo local, utilizaram alguns dos serviços gratuitos que estavam sendo oferecidos para a sociedade, entre eles: oficinas de educação financeira e de artesanato, emissão de Carteira de Trabalho, exames de pressão, glicemia e de mamografia, além de apresentações de dança, shows, teatro, pintura de rosto e distribuição de pipoca e algodão doce.



Para os moradores de Sobradinho, o dia foi uma oportunidade para levar as crianças brincar além aproveitar os serviços gratuitos como é caso da manicure Isabella da Silva levou o filho Henrique Silva (4 anos) para cortar o cabelo. “Ouvi que ia ter esse evento pelo carro de som e aproveitei para trazer ele para cortar o cabelo. Ele aproveitou para pintar o rosto com desenho do homem aranha que ele adora”, afirmou. Já o Sr. Antônio Meneses (62) aproveitou para medir a pressão e taxa de glicemia e saiu satisfeito com os resultados “é muito bom quando tem essas ações de graça pra gente participar, porque tem uns exames que sai caro pra gente pagar. Eu gostei muito, tem que fazer mais vezes”, comentou sorrindo.

De acordo com a organização o evento reuniu mais de 3 mil pessoas entre voluntários, parceiros e o público que ali passaram e aproveitaram a oportunidade para usufruir dos serviços prestados. Ao total foram contabilizados 3.923 atendimentos foram realizados ao longo do evento.
 
O evento de Celebração do Dia C também marcou as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado mundialmente no primeiro sábado do mês de julho.  O projeto busca divulgar um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade mostrando a essência das cooperativas e sua capacidade de permanente responsabilidade social. As ações são contínuas e ocorrem durante todo o ano, com projetos transformadores que buscam gerar benefícios para as comunidades onde são realizados, além disso, o Dia C busca abraçar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).


Para a presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke o Dia C já tomou conta do DF. “A celebração do Dia de Cooperar é uma grande oportunidade para mostrar à sociedade a força do movimento cooperativista e sua capacidade permanente de responsabilidade socioambiental, além disso, é um momento de mostrar para a comunidade um pouco dos serviços oferecidos pelas cooperativas e, também levar a mensagem do cooperativismo”, finalizou.

Cooperativas que participaram da Celebração do Dia C
O Dia de Cooperar contou com apoio de cooperativas do Distrito Federal, entre elas estavam: Cooplem Idiomas, Querubim Saúde, Uniodonto e Confebras.

Parceiros do cooperativismo
Além de cooperativas do DF e de voluntários dos Sistemas OCDF e OCB, diversos parceiros somaram-se à iniciativa do Dia de Cooperar 2017 entre eles estavam: Secretaria de Trabalho do DF, Detran-DF, CIEE, Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO), Instituto Embelleze, Defensoria Pública do DF, SEJUS/DF, Grupo Sensação Paraense, Artista plástico Toninho, Escola de samba ’Bola Preta’, Diógenes Imóveis, Sesi (escovódromo) e  Caesb.

Espaço Institucional 


No estande institucional foi divulgado o cooperativismo do DF, por meio de jogos interativos com perguntas para as pessoas que visitaram o local. Além disso, foram distribuídos brindes e materiais informativos. Cerca de 300 pessoas visitaram o estante institucional e aproveitaram para participar do jogo interativo ‘quiz’, respondendo perguntas sobre o cooperativismo, ao final os participantes receberam brindes institucionais e do Dia C. O técnico de informática do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Rodrigo Mendonça participou pela primeira vez do evento e fez um balanço positivo. “Participar do Dia de Cooperar foi uma experiência muito gratificante, poder contribuir um pouco com aquelas pessoas foi uma sensação muito boa, além de divulgar o cooperativismo é uma oportunidade também de mostrar o lado social desse modelo de organização”, ressaltou.  

Espaço educação 
A Cooperativa de Ensino em Língua Estrangeira Moderna do Distrito Federal (Cooplem) realizou atividades educativas para as crianças, além divulgar os serviços oferecidos pela cooperativa. 

Educação Financeira 
Durante o evento a Confebras realizou orientações de educação financeira para crianças com o projeto “Cooperaeduca - Cooperar e poupar também é coisa de criança”. De forma lúdica, os voluntários passaram informações sobre o cooperativismo e ensinaram os pequenos como poupar seu dinheiro. Mais de 400 crianças entre 4 e 12 anos passaram pelo estande.

Espaço Saúde 
Voluntários da cooperativa Querubim Saúde durante todo o evento aferiram pressão arterial e mediram taxa de glicemia, além de passaram orientações de qualidade de vida.
A presidente da Cooperativa, Shirley Rodrigues, ressalta a importância de participar desta celebração. “É um prazer para nós da Querubim Saúde oferecer serviços de aferição de pressão e taxa de glicemia para a comunidade. Dia C integra as cooperativas e reforça a ideia do cooperativismo para todos. O voluntariado já está no nosso DNA, as ações da Querubim são contínuas”, afirmou. 

Uniodonto
A cooperativa Uniodonto cooperativa promoveu orientações e cuidados da saúde bucal, e distribuiu kits de higienização bucal. Além disso, ensinou a criançada como fazer uma escovação correta, no escovódromo disponibilizado pelo Sesi. Para Iris Leite, gerente da Uniodonto no DF, contribuir com o Dia de Cooperar é uma forma cooperar com a comunidade. “Alguns dentistas vieram somar a esta iniciativa passando orientações para as crianças escovar os dentes e para os adultos que quiseram também. É uma ação muito importante para a comunidade que muitas vezes tem pessoas carentes. Para nós é uma satisfação muito grande contribuir com essa iniciativa”, destacou.

Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO)



Participando pela primeira vez a Fundação foi uma das tendas que mais prestou atendimento à comunidade. Foram oferecidos exames de vistas como pressão intraocular, prescrição de receitas, além de encaminhamentos para cirurgia de catarata. O balconista Artur Trindade (35), foi um dos beneficiados com os exames de vista e ficou muito satisfeito com a ação “Eu estou com muita dificuldade de enxergar do olho esquerdo, a visão tá um pouco embaçada, chegando aqui fiz o exame e já recebi a receita para usar óculos. Vocês estão de parabéns com esse trabalho voluntário”, enfatizou. 

Espaço Cidadania e Trabalho
A Secretaria de Trabalho do DF (Setrab) ofereceu teste de empregabilidade e orientações sobre o mercado de trabalho para cerca de 30 pessoas que passaram pelo local. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS-DF) e Defensoria Pública, dividiram o estande para passar informações, orientações e tirar dúvidas ao público visitante. 

Espaço Cidadania 
CIEE orienta jovens para o mercado de trabalho

Detran-DF faz campanha de conscientização no trânsito

O CIEE e o Detran-DF marcaram presença no Dia de Cooperar 2017. Durante todo o evento o CIEE atendeu jovens que estão à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, passaram informações e fizeram cadastro alunos que estão cursando a faculdade, no banco de vagas. Já o Detran-DF  distribuiu materiais institucionais e brindes das campanhas para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas. Uma dos materiais que mais chamou a atenção do público visitante foram os materiais da campanha Maio Amarelo deste ano, em que o foco foi “Pare de Dirigir Teclando”, a Secretária Executiva Poliane Torres (32), destacou “esta campanha de conscientização para alertar as pessoas de não teclarem enquanto dirige é fundamental, pois, hoje em dia é comum as pessoas fazer isso, porém é tão perigoso quanto dirigir embriagado”, comentou sorrindo.

Pintura de Rosto

Colaboradores do Sistema OCDF-Sescoop/DF vestiram a camisa do Dia C e se dedicaram durante todo o evento na pintura de rosto da criançada. Para o estagiário de comunicação do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Daniel Avilino pintar o rosto dos pequeninos foi gratificante. “Felicidade é a palavra que define o momento. Felicidade essa transmitida por cada sorriso de empolgação e satisfação ao pintar o rosto das crianças, momento único no qual só tenho a agradecer por alegrar outras vidas e por participar de um evento de realizações”, declarou. 

Apresentações culturais
Grupo de dança Fit Dance, da professora Elizabeth Farias anima o público e ensina coreografia dos hist no momento


Grupo Impacto Paraense foi um dos destaques culturais com apresentações típica da região norte do país


Escola de samba de Sobradinho, Bloco da Bola Preta mostra o samba e encerra o evento com muita alegria

Artista plástico Toninho ensina técnicas de pintura aos pequeninos

Durante o evento foi promovido aulas de zumba e fit dance. O Grupo de dança Impacto Paraense, que destacou o folclore brasileiro, a escola de samba de Sobradinho, Bloco da Bola Preta e outros parceiros, foram alguns dos atrativos que animaram o público com apresentações artísticas, dança e música. O artista plástico Toninho também marcou presença no evento como voluntário ensinando a criançada técnicas de pintura.

Parceria com os meios de Comunicação 
O evento contou com o apoio de meios de comunicação dentre eles estavam: o Canal Cooperativo, Assessoria de Imprensa da Ex-Libris e o Programa ‘O Campo em Destaque’. 

Isabella Cardoso concedeu entrevista ao DF Cooperativo na TV


Um pouco da história do Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2016, as cooperativas brasileiras desenvolveram 1.180 projetos de responsabilidade socioambiental, com a mobilização de mais de 86 mil voluntários de 1.278 cooperativas. Essas atividades foram desenvolvidas em 777 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal. Como resultado, mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas como o Dia C.




 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121